Responder
Ver: 19489 | Responder: 50
Top1 Do Server sendo Racista e não toma ban

 [

Copar Link

]

  • Data de reg.: 2017-05-10
  • N. posts: 10
  • N. respostas: 37
Postado em 2022-06-21 13:05:59Mostrar tudo
23#

Bem, "macaco" virou uma ofensa racista bem recentemente. Acho que esse tipo de coisa começou a uns 5 ou 10 anos atras, porque quando eu vejo alguem chamando outra pessoa de "Macaco", eu associo "Macaco" ao animal, logo, entendo que o sujeito esta chamando o outro de burro ou "involuido". Algo relacionado ao intelecto mesmo. E talvez eu tenha uma visão mais forte disso porque nos animes, normalmente isso é uma ofensa "comum". Enquanto aqui nós ofendemos mais com conotações sexuais, lá, eles tendem a atacar o intelecto da pessoa com "Baka" (Burro, Idiota) ou "Saru" (Macaco, Primata)

Enfim, entendo a galera se ofender com alguem o chamando de "macaco", assim como eu entendo qualquer pessoa se ofendendo por ser chamada de qualquer coisa. Eu pessoalmente, por jogar LOL e ser ofendido com uma certa regularidade, simplesmente ignoro/muto e sigo meu game. Ou, melhor ainda, eu dou corda e aprecio o sujeito destilar o "odio" dele. Acho mó comédia ficar tiltando essa galera. Parece que, ao responde-las com educação e serenidade, elas ficam ainda mais putas.





OzymandiasTheGo publicado em 2022-06-21 13:08:41
  • Data de reg.: 2017-05-10
  • N. posts: 10
  • N. respostas: 37
Postado em 2022-06-22 03:11:21Mostrar tudo
43#
  • BonnyXD Postado em 2022-06-21 20:49:51
  • Amigão, deixa eu te explicar um negócio. Intenção é diferente de resultado. Quando o cara tem a intenção de chamar o cara de "burro" com a palavra macaco, pouco importa. Qual o resultado? Macaco é um termo racista sim, não é de hoje, não é de ontem, não é de ano passado. Não é uma pauta militante nem lacradora, é só a realidade. Vejo amigos meus usando isso quase que como pronome, e eu não concordo com isso. Tem gente que leva na brincadeira? Sim! Mas não é todo mundo, tem gente que se ofende também. Ao se ofender, deve ser tratado sim como um termo racista. Ao zoar o cara chamando ele de macaco, assuma o risco e arque com as consequências.

Eu sei que essa conversa ja meio que fechou, mas eu queria deixar minha opinião sobre esse seu ponto.

Eu não acho que macaco seja um termo racista. É algo que vai muito de interpretação da pessoa e, por conta das pessoas atualmente estarem mais "sensíveis" a ofensa (Principalmente a ofensas racistas, sexistas e homofobias), qualquer palavra é potencialmente uma ofensa "grave" ou algo extremamente desrespeitoso. Você ja deve ter ouvido falar de umas noias dessa, tipo falando que a expressão "Feito nas Coxas" é algo racista, "Leite Materno" é algo homofobico (Ou lgbtqfobico, sei lá o termo adequado) e então queriam mudar o nome para "Leite Humano", e por ai vai. Ou seja, as pessoas "Criam" um motivo pra se ofender com qualquer palavra, para então censura-la ou trata-la como algo pejorativo. O que eu mais senti recentemente é o negocio de "Preto" e "Negro". Culturalmente nós sempre chamamos um negro de negro, mas atualmente estão contruindo que "Negro" é algo ruim e devemos chamar agora de "Preto" (Brasilerio não pode ver nada nos USA que quer copiar. Essas ultimas 2 decadas tem provado isso com força). Minha irmã falou pra mim algo como "Ah, você tem que chamar os negros de "pretos" agora, porque "negro" é algo ruim e negativo, e os negros que não se converterem a isso são retardados". Tipo, culturalmente nós sempre chamamos um negro de negro, mas agora querem torna isso algo negativo? Nunca ninguem ligou a palavra "negro" (Etnia/cor) a nada negativo, mas do nada criaram um xadres 5D pra isso. Se isso acontecesse com os brancos acho que seria tipo "Não podemos mais chamar os brancos de brancos, porque eles não são brancos. Agora é COR SALMÃO"

Mas enfim, é só minha opinião.


Sobre a parte da "Intenção". Eu discordo disso. A intenção COM CERTEZA IMPORTA. Até na lei existe o crime culposo e doloso (Não que a lei seja lá um grande argumento na minha opinião, mas pras pessoas no geral, normalmente importa).
Alguem pisar propositalmente no teu pé vai te deixar bem mais puto (E talvez até faça você bater nele) do que se alguém pisar acidentalmente por desatenção. Em ambos os casos o seu pé foi pisado, mas em só um deles você quis meter um murro na cara do sujeito. Viu, Intenções diferentes, resultados diferentes.

  • Data de reg.: 2017-05-10
  • N. posts: 10
  • N. respostas: 37
Postado em 2022-06-22 12:21:49Mostrar tudo
45#
  • BonnyXD Postado em 2022-06-22 10:23:47
  • Concordo com o que você disse no texto. A ideia da palavra "macaco" não banaliza a cor de pele preta? Por isso a ideia do racismo. Eu digo sim que é racismo por ser baseado na lei, entende? Eu sempre levo na brincadeira quando me chamam de macaco ou algo do tipo, mas também há um contexto. No print parece que ele tenta utilizar como uma ofensa. Entende?

    Obrigado.

Eu entendo o seu ponto. Hoje em dia, realmente, a palavra "macaco" pode ser considerada "crime de odio" e alguem pode até ser preso por isso.

Eu só quis levantar meu ponto mesmo, porque pessoalmente, eu não gosto da ideia das pessoas "criminalizarem" palavras. Pra mim, isso é equivalente a censura e uma espécie de arma contra os inimigos. Tipo, se eu não gosto do sujeito X, e ele me chama de burro, eu posso usar a ofensa dele como uma justificativa para acusa-lo de um potencial "crime" (No Brasil tem crime contra a "Honra". Acho que o termo é "Crime de Injuria" ou algo do tipo), Então, quanto mais palavras as pessoas aderirem a algo realmente "racista" (Que é um tipo de injuria mais grave), pior será para aquele que, por acidente, soltar a palavra sem a intenção racista, porque no fim, se o receptor da palavra estiver de má fé, ele pode usar isso contra o sujeito de qualquer forma.

Eu acho que o realmente importa é a intenção, não necessariamente o contexto. Como você disse no teu exemplo, "Eu sempre leva na brincadeira", porque as pessoas que lhe chamam assim, provavelmente são seus amigos, e você entende que eles não estão tentando te ofender, então obviamente eles, mesmo que digam palavras "racistas", não passará de uma piada ou uma forma amigável (Ou nem tão amigavel, porque amigo nós zoa memo) de se comunicar. Pra exemplificar o que eu quero dizer: Se o sujeito X destila um odio racial absurdo contra o sujeito Y, mas no fim o sujeito Y vem e fala "Cara, eu sou branco, wtf.", isso não muda o fato do sujeito X ter sido racista, porque o que importa é que a intenção do sujeito X era ser um racista e "ferir" o Y (Amplamente falando. Obvio que o resultando é tão relevante quanto)


Mlz ae por escrever tanto. É um habito. Além disso, por ser um assunto "sensível", é bom ser um pouco mais especifico no que quer dizer, para não ter falha de interpretação.

Responder
Post rápido
Responder

Você precisa fazer login para poder postar Login|Registrar-se | Registrar Conta